Mantas

Manta em Lã de Rocha

Mantas flexíveis em lã de rocha basáltica THERMAX , revestidas em uma das faces com tela de arame galvanizado. Apresentam resistência a altas temperaturas e grau de conformação elevado, o que facilita sua aplicação em tubulações e equipamentos de geometria irregular.

APLICAÇÕES

Indicadas para isolamento térmico e acústico de superfícies cilíndricas, planas ou irregulares, caixas removíveis de flanges, válvulas e outros " fittings". A maleabilidade, flexibilidade e conformabilidade das mantas , permitem a sua utilização em equipamentos e tubulações de formas e diâmetros variados. Além disso, a tela metálica de suporte serve como elemento de fixação.

PROPRIEDADES

Térmicas: Possuem baixos coeficientes de condutividade, conservam a energia e proporcionam excelente resultado na relação custo / benefício.

Acústicas: Possuem elevados índices de absorção acústica. Conjugadas com revestimentos massivos, são frequentemente utilizados para reduzir o nível de ruído de tubulações e equipamentos industriais.

Comportamento ao Fogo: Incombustíveis, segundo método da ISO 1182, as mantas MIT resistem a temperaturas até 750 o C, sem modificar sua estrutura física. Além disso, suportam picos de temperatura superiores a 1000 o C, com poucas alterações dimensionais e físicas, proporcionando segurança nos equipamentos sujeitos a súbitos descontroles de temperatura.


Tubos Isotubo

Tubos em lã de rocha THERMAX®, de alta densidade, aglomerados com resinas especiais.
One-Piece-Pipe: tubos em uma peça única com corte longitudinal e um semi corte interno do lado oposto. Indicados para tubulações com diâmetros nominais até 4", em diversas espessuras.
Bipartido: tubos em duas metades iguais e separadas. Indicados para tubulações com diâmetros nominais de 4" a 30", em diversas espessuras.
Os ISOTUBO® com diâmetros nominais até 3.½” são revestidos com véu para facilitar seu manuseio, transporte e montagem.

APLICAÇÕES

Recomendados para altas, médias e baixas temperaturas, em isolamentos térmicos de tubulações, flanges, válvulas e conexões, com aplicações nas áreas:

  • Industrial;
  • Construção Civil;
  • Naval;
  • Usinas Termoelétricas;
  • Destilarias de Àlcool;
  • Usinas de Açúcar.;

Por serem pré-moldados, economizam mão-de-obra na aplicação e garantem que a uniformidade da espessura do isolante seja constante em todo o perímetro da tubulação.

Propriedades

Térmicas: em função dos baixos coeficientes de condutividade térmica, contribuem para redução dos custos de operação e economia de energia. Suportam temperaturas até 750ºC sem deterioração. Suportam picos de temperaturas superiores a 1000ºC, com pouca ou quase nenhuma modificação em sua estrutura física.

Acústicas: possuem elevados índices de absorção acústica. Conjugados com revestimentos massivos, são freqüentemente utilizados para reduzir o nível de ruído em tubulações e dutos industriais.

Mecânicas: oferecem boa resistência ao manuseio, aplicação e estocagem, podendo ser utilizados em tubulações com freqüentes vibrações

Inércia Química: não ataca as superfícies com as quais mantém contato, quer sejam do revestimento externo ou da tubulação.

Saúde: material não classificável como cancerígeno: Grupo 3, segundo classificação da IARC (International Agency for Research on Cancer), órgão sediado em Lyon (França), pertencente à Organização Mundial de Saúde (OMS) e subordinado à Organização das Nações Unidas (ONU).

Comportamento ao Fogo: Além de incombustíveis, segundo método da ISO 1182, os ISOTUBO® atuam como verdadeiras barreiras contra o fogo garantindo a segurança durante o armazenamento e aplicação, protegendo as tubulações isoladas em caso de incêndio.

Normas ABNT NBR 11363 Petrobras N-1618 ASTM C 547

Produtos Especiais (sob consulta)

Os ISOTUBO® podem ser fornecidos com acabamentos superficiais diversos, para finalidades específicas. Os acabamentos disponíveis são: PVC, alumínio reforçado, véu de vidro, véu de poliéster, tecido de vidro, papel Kraft etc.

Montagem

Os ISOTUBO®, principalmente os One-Piece-Pipe, fornecidos em peça única, reduzem a mão-de- obra, com perfeito fechamento das juntas no sentido longitudinal. Podem ser cortados em gomos, angulados ou não, para aplicações em curvas, flanges, válvulas, reduções etc.

Painéis PSL, PSE e PSR

Painéis em lã de rocha basáltica THERMAX® , aglomerados com resinas especiais. Flexíveis, rígidos ou semi-rígidos, são indicados para tratamentos termo-acústicos para a construção civil e indústria. Fornecidos em várias densidades e espessuras, podendo ser utilizados em baixas, médias e altas temperaturas.

APLICAÇÕES

Dispensam rejuntamento, são fáceis de serem cortados ( com uma lâmina afiada ) e instalados. Indicados para uso em superfícies irregulares, planas ou cilíndricas tais como:

Na Construção Civil:

  • Caixas acústicas;
  • Como miolo para divisórias e alvenarias;
  • Sobre forros;
  • Em coberturas.

Na Indústria:

  • Equipamentos Industriais;
  • Tanques;
  • Tubulação;
  • Fogões;
  • Estufas;
  • Aquecedores.

PROPRIEDADES

Térmicas: Apresentam baixa condutividade térmica, conservando energia e garantindo conforto térmico com baixos investimentos.

PSL - Recomendados para temperaturas até 250 ºc PSE - Recomendados para temperaturas até 500 ºC PSR - Recomendados para temperaturas até 750 ºC

Acústicas: Os painéis demonstram sua versatilidade ao atuarem como auxiliares na redução de transmissão de som e como absorvedores acústicos.

Comportamento ao Fogo: Os painéis em lã de rocha basáltica THERMAX® são classificados segundo o método de ensaio utilizado:

- ISO 1182 - Incombustível

- ASTM E 84 - Flame = zero; Smoke = zero

Físicas:Resiliência: Recupera a espessura original, após a retirada da força que causou a deformação.

Resistência a água: A lã de rocha basáltica THERMAX® é repelente a água na forma líquida devido aos aditivos adicionados ao produto.

Inércia Química Não atacam as superfícies com as quais mantém contato, quer seja a superfície externa ou o casco do equipamento.

Saúde A Lã de Rocha foi classificada no Grupo 3 (Material não cancerígeno), segundo relatório da IARC (International Agency for Research on Cancer). A IARC, sediada em Lyon (França), é um órgão pertencente à Organização Mundial da Saúde da ONU.

Normas ABNT NBR – 11364 N - 1618 - Revisão C

Produtos Especiais

Os painéis podem ser fornecidos com acabamentos superficiais diversos, para finalidades específicas. Os acabamentos disponíveis são : PVC , alumínio reforçado , véu de vidro , véu de poliéster , tecido de vidro , etc...

Produto Densidade (kg/m3) Espessura (mm) Comprimento (mm) Largura (mm) Embalagem
PSL - 32 32 25, 40, 50, 75, 100 1.200 600 Saco Plástico de Polietileno
PSE - 48 48 25, 40, 50, 75, 100 1.200 600
PSE - 64 64 25, 40, 50, 75, 100 1.200 600
PSE - 80 80 25, 40, 50, 75, 100 1.200 600
PSE - 96 96 25, 40, 50, 75, 100 1.200 600
PSR - 112 112 25, 40, 50, 75, 100 1.200 600
PSR - 128 128 25, 40, 50, 75, 100 1.200 600
PSR - 144 144 25, 40, 50 1.200 600
PSR - 160 160 25, 40, 50 1.200 600

Flocos Amorfos

Flocos amorfos constituídos por fibras em lã de rocha THERMAX®, isentos de resinas e materiais orgânicos, possuem diâmetro médio entre 6 e 7 micra.

APLICAÇÕES

Satisfazendo as exigências dos mais complexos sistemas de isolamentos térmicos e acústicos, os SUPER-FLOCOS® são recomendados para preencher quaisquer cavidades e equipamentos de difícil acesso, tais como:

  • Fornos e estufas;
  • Torres de oxigênio;
  • Paredes duplas de equipamentos;
  • Criogenia.